GNV do Brasil, Tudo sobre Gás Natural Veicular


Dúvidas sobre GNV

O que é GNV?


É Gás Natural Veicular. Combustível alternativo para veículos que em relação à gasolina pode proporcionar economia de até 60%. Muito utilizado em frotas de táxi, vans, caminhonetes etc.

O gás natural perde a potência do carro quando se converte ?


Há uma pequena perda de potência sentida em carros de menor potência ou quando a conversão não é bem feita. Em recente corridas de carros convertidos, os pilotos não sentiram diferença. Os tempos praticamente se mantiveram como com os carros a gasolina. Como todo combustível fóssil, um dia vai acabar. Porém, será um dos últimos, pois suas reservas provadas são maiores que qualquer outro combustível fóssil.

Quanto de perda de potência do motor que o processo de conversão pra GNV provoca ?


Perda de potência em torno de 10%, inclusive pela colocação de um pouco mais de peso no veículo. Um cilindro médio para GNV pesa em torno de 70 kg, ou seja, o peso de um adulto médio.

Qual a densidade do GNV?


A densidade em relação ao ar é 0.6.

Mesmo que esteja usando só o gás natural, devo deixar um pouco de gasolina no meu carro ?


Sim, pois é aconselhável que se faça o veículo funcionar em seu combustível original, ao menos 5 minutos ao dia, para evitar o ressecamento das mangueiras de combustível, formação de goma nos bicos injetores, e evitando que a bomba do combustível original funcione seca, sem combustível, com risco de danificar-se por falta de lubrificação.

O que se deve observar numa oficina para fazer uma boa conversão ?


  • - somente instalar em oficinas registradas no INMETRO (veja aqui)

  • - exigir que o instalador execute o teste de emissões, ele deve ter o analisador de gases na própria oficina, se não tiver, procure outro.

  • - exigir do instalador a nota fiscal do serviço e do kit com a discriminação de todos os componentes instalados.

  • - exigir o "Rol de Qualidade" (Regulamento do INMETRO) totalmente preenchido.

Quais são os procedimentos obrigatórios de segurança a serem seguidos ao converter o veículo para uso de GNV ?


    Cuidados com o Cilindro

  • - Os cilindros devem ser sempre de aço próprio para GNV (NBR 12790 ou ISO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados.

  • - Não permita, jamais, soldas nos cilindros, pois este será um ponto sem resistência e um provável de ruptura ou vazamento do combustível.


  • Cuidados com a Conversão

  • - Só converta seu carro em oficina homologada pelo INMETRO.
  • - Exija a nota fiscal de conversão e o Certificado de Homologação do INMETRO, para fazer o registro da conversão no DETRAN.

  • - Execute as revisões periódicas do kit e cilindros velho, recondicionado ou de procedência desconhecida ou tubos de cobre.

  • - Na instalação, exija tubos de aço.

  • Cuidados Gerais

  • - Todos os serviços a serem feitos no kit e cilindros de gás natural deverão ser sempre feitos por oficina homologada pelo INMETRO.

  • - Não tente você mesmo consertar os pequenos defeitos. Procure a sua convertedora.

  • - Não confunda nunca o Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP).

  • - Seja você um fiscal do Programa do GNV, denunciando os clandestinos, para preservar a segurança de todos.

  • - Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica.

  • - Não permita que curiosos mexam na regulagem do seu carro.

  • - Em caso de mau funcionamento, verifique se o filtro de ar, as velas ou qualquer outra parte da ignição não estão sujos.

O que devo fazer quando sentir cheiro de gás vazando no veículo convertido para GNV ?


Fechar a válvula do cilindro ou utilizar o dispositivo de corte rápido nos equipamentos que dispõe deste acessório e dirigir-se à oficina que procedeu a instalação do kit.